A construção do Cine Teatro Guarany começou em 1919, por iniciativa dos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, prósperos comerciantes da cidade, que custearam as obras.
Pouco se sabe da construção do edifĂcio. Depoimentos de moradores antigos da cidade contam que os irmĂŁos Siqueira trouxeram o projeto arquitetĂŽnico de fora, como tambĂ©m alguns operĂĄrios especializados, que participaram da obra.
O Cine Teatro foi inaugurado em 1922, com a peça "Cenas Mudas", grande sucesso na época, em noite de grande festa para a cidade, quando o imponente prédio, pintado de amarelo, com portas, janelas e balcÔes marrons, foi a principal estrela.
Infelizmente, o esplendor pouco durou. Apesar de representar um marco na vida cultural de Triunfo e da regiĂŁo, o Guarany foi duramente atingido pelo declĂnio polĂtico e econĂŽmico do municĂpio, entrando em decadĂȘncia ainda na dĂ©cada de 20, quando mudou de proprietĂĄrio e passou a funcionar como bar, o que acarretou uma sĂ©rie de modificaçÔes no interior do imĂłvel.
Em 1952, o prĂ©dio foi adquirido pela ProvĂncia Franciscana da Ordem do Brasil, voltando a funcionar como Cine Teatro, porĂ©m sem o fausto inicial. Anos depois, o Cine Teatro Ă© desativado, e o prĂ©dio volta a ser ocupado por um bar e usado como local eventual de danças.
Em 1985, foi aberto o processo de Tombamento Estadual do prédio do antigo Cine Teatro Guarany.
Em 1988, o edifĂcio Ă© comprado pela Fundarpe, e o Tombamento definitivo do prĂ©dio Ă© homologado pelo governador do Estado, atravĂ©s do Decreto nÂș 13.091, de 18 de julho de 1988.
Rua Manoel Pereira Lima, 265
Triunfo-PE
56870-000
Brasil
Carregando avaliaçÔes...