Pernambuco Imortal
teatros Cine Teatro Guarany,Triunfo-Pernambuco

Cine Teatro Guarany

Endereço: | - Triunfo

Descrição

A construção do Cine Teatro Guarany começou em 1919, por iniciativa dos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, prósperos comerciantes da cidade, que custearam as obras.

Pouco se sabe da construção do edifício. Depoimentos de moradores antigos da cidade contam que os irmãos Siqueira trouxeram o projeto arquitetônico de fora, como também alguns operários especializados, que participaram da obra.

O Cine Teatro foi inaugurado em 1922, com a peça "Cenas Mudas", grande sucesso na época, em noite de grande festa para a cidade, quando o imponente prédio, pintado de amarelo, com portas, janelas e balcões marrons, foi a principal estrela.

Infelizmente, o esplendor pouco durou. Apesar de representar um marco na vida cultural de Triunfo e da região, o Guarany foi duramente atingido pelo declínio político e econômico do município, entrando em decadência ainda na década de 20, quando mudou de proprietário e passou a funcionar como bar, o que acarretou uma série de modificações no interior do imóvel.

Em 1952, o prédio foi adquirido pela Província Franciscana da Ordem do Brasil, voltando a funcionar como Cine Teatro, porém sem o fausto inicial. Anos depois, o Cine Teatro é desativado, e o prédio volta a ser ocupado por um bar e usado como local eventual de danças.

Em 1985, foi aberto o processo de Tombamento Estadual do prédio do antigo Cine Teatro Guarany.

Em 1988, o edifício é comprado pela Fundarpe, e o Tombamento definitivo do prédio é homologado pelo governador do Estado, através do Decreto nº 13.091, de 18 de julho de 1988.

 

Mapa

Fotos



Comente

Pernambuco Imortal | © - 2011 Todos os direitos Reservados