O território municipal era integrante de Vertentes, desenvolvendo-se o povoamento a partir de uma fazenda de criação de gado, denominada TORRES, de propriedade de João Barbosa, que em meados do século XIX doou a Nossa Senhora da Conceição uma parte de terras, na margem esquerda do rio Capibaribe, onde foi construída uma capela, origem da cidade.
A primeira casa foi edificada na imediações da capela por José Cabral e, em 1868, o lugarejo já contava com 20 casas de taipa. A construção de uma ponte sobre o rio Capibaribe, em 1923, possibilitou a intensificação do comércio com a vizinha cidade de Caruaru e a dinamização da economia local, apoiada nos produtos agropecuários.
O topônimo Torres, que era o da fazenda, vem de uma serra situada a um quilômetro da cidade, no topo da qual foi erguido um cruzeiro.
O distrito de Torres foi criado em 1925, mas por força do decreto-lei estadual nº 235, de 9 de dezembro de 1938, passou a pertencer ao município de Taquaritinga do Norte. Em 31 de dezembro de 1943, o nome do distrito foi elevado à condição de município, desmembrado do município de Taquaritinga do Norte, ocorrendo a sua instalação em 23 de maio de 1954, assumindo como Prefeitonomeado o Senhor João Manoel da Silva, que passou o cargo ao Prefeito eleito, João Manoel da Silva.
Os naturais do município são conhecido como "Toritamenses".
Toritama cidade festiva,
Um pedacinho do meu Brasil
Tú és jovem e hospitaleira,
Tú és a primeira diante outras mil
Industrial, exportadora
muita beleza e clima feliz
Toritama tão evoluída
se acha conhecida "capital do jeans"
Era Torre seu nome primeiro
Jota Araújo quem libertou,
ele foi o primeiro prefeito,
com grande conceito do governador
Mil novecentos e cinquenta e três
foi o seu ano de libertação
a cidade parece tão jovem
mais o seu povo mostrar tradição.