Em 1865, Tabira era uma fazenda de propriedade do Sr. Gonçalo Gomes, que por iniciativa própria, formou uma pequena feira, com o objetivo de atender os moradores da região. O sucesso alcançado foi tamanho que deu início a formação de uma povoação, recebendo inicialmente o nome de MADEIRA, depois TOCO DO GONÇALO Em virtude de haver no meio da feira um toco que servia ao talho da carne para venda ao público, posteriormente ESPÍRITO SANTO ficando até 1939 quando passou a denominar-se TABIRA, Em homenagem ao grande guerreiro indígena Tabira, que segundo a lenda, em um combate, foi atingido por uma flecha no olho, e retirando-a com bravura, continuou lutando até vencer seus inimigos.
O terreno do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios, exatamente o centro da cidade, foi doado pelo Sr. Gonçalo Gomes, que em sua homenagem tem seu nome a praça principal.
A capela do povoado foi inaugurada em missa solene, pelo padre Pedro Pereira de Souza, no dia 03/09/1883, e que posteriormente foi substituída pela atual igreja matriz, construída por filhos da terra.
Em 27 de maio de 1949, tomou posse o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, o Sr Pedro Pires Ferreira.
Gentílico: tabirense
Tabira cidade querida
Tu és preferida, tua és varonil
Teu nome tabira de um índio surgiu (bis)
E se espalhou nesse imenso Brasil
Salve, salve, Tabira estimada
Terra hospitaleira, cidade adorada (bis)
Em teu seio, felizes vivemos
Por isto queremos vê-la prosperar
Nova luz brilhar em teu destino
Mais forte o teu hino iremos cantar (bis)
Salve, salve Tabira estimada
Terra hospitaleira, cidade adorada (bis)