Primitivamente o atual município de Santa Maria do Cambucá teve a denominação de "CARRAPATO", na época do início de sua povoação em volta da capela de Nossa Senhora do Rosário, construída pelo Frei Ibiapina em 1876. Seus primeiros habitantes e fundadores foram: José Ferreira e Azevedo, Cornélio Clarêncio Correia de Queiroz, Coronel Vicente Correia de Queiroz, Pedro José Alcântara, Tenente Coronel José Braz Pereira Lucena. Em 25 de julho de 1895 passou à categoria de vila, passando a se chamar "SANTA MARIA".
Em 1º de janeiro de 1938 por sugestão do Instituto Arqueológico Histórico Geográfico de Pernambuco, passou a adotar o nome de "IBIAPINA", pelo fato de já existir "Santa Maria", no Rio Grande do Sul.
Em 1º de janeiro de 1944 passou a chamar-se "CAMBUCÁ", sob a mesma alegação do mesmo Instituto, já, existia uma cidade no Ceará com o nome de "IBIAPINA". Finalmente em 1º de janeiro de 1964 foi sancionada a lei nº 4.955 de 20 dezembro de 1963, pelo Governador Dr. Miguel Arraes de Alencar, criando o município com a denominaçãode "SANTA MARIA DO CAMBUCÁ".
O nome "CAMBUCÁ" se deve a espécie de árvore existente município com esta denominação.
Vejo lindo sol raiar
Por trás desta serra encantada
Com lindos frutos do cambucá
Esse é o símbolo da terra querida.
Ó terra querida
Meu berço natal
Por ti darei a vida
Tu és sem igual.
No nordeste em Pernambuco
No agreste setentrional
Santa Maria do Cambucá
És para mim cidade imortal.
Dando toque de alvorada
Pardais cantam com muita alegria
Tu tens calor de um sol brilhante
Com a magia de um novo dia.
Tens o nome da mãe de cristo
Só contigo sempre sigo avante
A tua área é tão pequena
Mas o teu povo é tão forte e gigante.