Antes de serem devassadas, as terras do atual Município de Salgueiro foram habitadas por índios cariris. Atraídos pela fertilidade dos terrenos de aluvião. habitantes da região sul do Ceará, em meados do século XVII, iniciaram o povoamento do lugar. edificando grandes fazendas de criação de gado. Quixaba. propriedade de Antônio da Cruz Neves. foi a primeira fazenda estabelecida. Seguiram-se Umãs, Negreiros, Logradouro e Ouro Preto, todas contando com a contribuição do elemento negro utilizado no trabalho escravo.
Por volta de 1835, Manuel de Sá Araújo, proprietário da fazenda Boa Vista, tendo saído para inspeção em suas terras, foi seguido, sem perceber, por seu filho Raimundo, que se embrenhou na mata, perdendo-se. Devoto de Santo Antônio, o fazendeiro prometeu erguer-lhe uma capela no local em que a criança fosse encontrada. Decorridos três dias. Raimundo foi visto, brincando sorridente, à sombra de frondoso salgueiro. A construção da capela foi iniciada em 23 de dezembro do mesmo ano, ficando o lugar conhecido como Salgueiro. Pedreiros. oleiros e carpinteiros, mobilizados para a construção. aí se instalaram com suas famílias e constituíram o primeiro núcleo.
O povoado foi-se desenvolvendo e, em 1843, a capela foi elevada à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Salgueiro. O Município de Salgueiros; surgiu a 30 de abril de 1864. completando, em 1964. o seu primeiro centenário.