Pernambuco Imortal

Salgadinho

  • Geral
  • História
  • Geografia
  • Estatísticas
  • Galerias
  • Outras Cidades

Bandeira

Brasão

Prefeito(a)

Gentílico

salgadinense

DDD

81

Distância do Recife

84 km

Aniversário

26 de outubro

Fundação

1963

Histórico

Primitivamente, nos fins do século XVIII, Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes.

Dando evasão ao seu espírito religioso, o patriarca da família, João Idelfonso Alves Camelo, mandou construir nos idos de 1780 uma igrejinha sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, onde colocou sobre o altar uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura.

Como a maioria dos município brasileiros, Salgadinho tem também a sua lenda sobre a criação. Construída a igrejinha, faltava-lhe o sino. O seu construtor pensava em mandar um membro de sua família ao Recife para comprar o sino que faltava. Mas isto não foi preciso porque um milagre se operou.

Conta a lenda, que um dia um comboio de burros carregados, que voltavam da capital, surge em frente a Casa Grande da Fazenda e da citada igrejinha, onde debaixo de uma grande árvore os tropeiros pararam para descansar os animais. Após um longo descanso, preparavam-se os tropeiros para a partida, quando ao recarregarem os animais, notaram que, um pequeno sino por eles trazidos, havia aumentado tanto de peso que todos aqueles homens não tiveram, força suficiente para colocar o mesmo no lombo do animal e levá-lo ao seu lugar de destino.

Depois de muitos esforços, o chefe da tropa decidiu partir sem levar o sino, reconhecendo que havia ali acontecido um milagre, e o vendeu ao chefe da família Alves Camelo. Após a partida do comboio, uma pessoa, por curiosidade, tentou remover o sino, o que fez sem nenhuma dificuldade. Levantou-o pondo-o na cabeça e conduziu para a igrejinha, ao redor da qual foi se formando uma comunidade.

Formação Administrativa

Em divisões, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Alfredo o distrito de Salgadinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Salgadinho permanece município de João Alfredo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974, de 20-12-1963, desmembra do João Alfredo. Sede no antigo distrito de Salgadinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Localização

Unidade Federativa

Pernambuco

Latitude e Longitude

,

Mesoregião

Agreste Pernambucano

Altitude

variando de 650 a 1.000 m

Microrregião

Médio Capibaribe

Área

0

População

9287

Densidade

Evolução Populacional

Pirâmide Etária

PIB

R$ 23 039,891 mil IBGE/2008

PIB per capita

R$ 2 837,43 IBGE/2008

Receitas e Despesas

PIB por Setor

IDH

0,602 médio PNUD/2000

Bioma

Caatinga e Mata Atlântica

Clima

Tropical árido ou semi-árido Bs’h

Limites

norte: João Alfredo, sul: Passira, leste: Limoeiro e a oeste: Surubim.

Cep inicial

55675-000

Casamentos

Docentes por Série

Matrículas por Série

Número de Escolas por Série

Estabelecimentos de Saúde

Frota de Veículos

Escolha a Cidade no Mapa ou na Listagem abaixo

Pernambuco Imortal | © - 2011 Todos os direitos Reservados