Pernambuco Imortal

Sairé

  • Geral
  • História
  • Geografia
  • Estatísticas
  • Galerias
  • Outras Cidades

Bandeira

Brasão

Prefeito(a)

Gentílico

saireense

DDD

81

Distância do Recife

141 km

Aniversário

23 de Dezembro

Fundação

23 de dezembro de 1963

Histórico

O devassamento do território onde hoje se localiza o município de Sairé, segundo os nossos mais argutos pesquisadores da história regional, foi em decorrência de um fato sociológico muitoespontâneo à época do desbravamento agrestino. É que partindo da necessidade da abertura de um caminho que encurtasse as longas distâncias percorridas pelos tropeiros que, saindo dos sertões que entremeavam o Ipojuca e Ipanema, faziam o conhecido "roteiro das boiadas" para atingir, assim, o sul e o litoral do estado (então Província de Pernambuco). Como tal caminhada tornava-se penosa para as "tropas de almocreves", os homens de maior visão da época procuraram soluções mais ideais para aquela travessia.

Diante de tão vivo interesse pela nova penetração, caçadores e tropeiros juntaram-se aos ricos fazendeiros da região e iniciaram a abertura de um caminho que, mais tarde, ligaria a povoação de São José dos Bezerros ao sul do estado, passando pela Vila Bonito em demanda àquelas plagas, onde vicejavam ricos canaviais e floresciam os engenhos banguês, a maior riqueza de então. Como o novo roteiro atravessava a zona de "mata rala", hoje conhecida por "caatinga", para depois, numa transição muito natural do Agreste com a Mata, penetrar nas florestas desbravadores passaram logo a denominar de "Boca da Mata" às primeiras daquelas penetrações no referido roteiro. Logicamente que teriam de enveredar-se por aquelas entradas inóspitas, mas, com denodo e ousadia, construíram seus próprios caminhos.

Das primeiras tentativas de penetração presume-se que um dos locais daquele desbravamento ficou conhecido pelo nome de "Boca da Mata", numa alusão à entrada pela mata a dentro, exatamente onde hoje se localiza a cidade do município de Sairé. Daí por diante foram chegando os primeiros povoadores com o fito de explorar as riquíssimas terras existentes na localidade e passaram a fundar as primeiras plantações que, naturalmente, foram a mandioca e a cana-de-açúcar e posteriormente o café e outras culturas agrícolas. Um desses povoadores foi o pioneiro Manoel Flamengo, rico proprietário e residente no sul do Estado, que, em 1859, chegou trazendo carta de posse tirada na Casa Grande de Freixeiras, para fazer a demarcacão de um terreno de 20 alqueires de terras, aproximadamente, situado às margens direita e esquerda do referido caminho, desde o planalto conhecido por Boca da Mata até às margens direita do rio Serinhaém que, por sua vez, acredita-se tenha dado origem ao próprio nomede SAIRÉ pela corruptela Sri-nha-ém em Sai-ra-é e, finalmente Sairé.

Gentílico: são-joanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Miguel, pela lei municipal nº 13, de 26-01-1896, subordinado ao município de Bezerros.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Miguel, figura município de Bezerros. Assim permanecendo em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei nº 952, de 31-12-1943, o distrito de São Miguel, passou a denominar-se Sairé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Sairé ex-São Miguel, figura no município de Bezerros. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sairé, pela lei estadual nº 4942, de 20-12-1963, desmembra de Bezerros. Sede no antigo distrito de Sairé. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

São Miguel para Sairé alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943.

Localização

Unidade Federativa

Pernambuco

Latitude e Longitude

08º19'39, 35º42'20

Mesoregião

Agreste Pernambucano

Altitude

663 metros

Microrregião

Brejo Pernambucano

Área

0

População

0

Densidade

Evolução Populacional

Pirâmide Etária

PIB

R$ 56 126,030 mil IBGE/2008

PIB per capita

R$ 3 965,10 IBGE/2008

Receitas e Despesas

PIB por Setor

IDH

0,598 médio PNUD/2000

Bioma

Caatinga e Mata Atlântica

Clima

Tropical chuvoso com verão seco

Limites

Bezerros,Bonito,Barra de Guabiraba,Gravatá, Camocim de São Félix

Cep inicial

55695-000

Casamentos

Docentes por Série

Matrículas por Série

Número de Escolas por Série

Estabelecimentos de Saúde

Frota de Veículos

Escolha a Cidade no Mapa ou na Listagem abaixo

Pernambuco Imortal | © - 2011 Todos os direitos Reservados