O nome Jatobá é uma homenagem feita pela CHESF ao município de Petrolândia, quando planejou a área de construção de cidade de Jatobá. Petrolândia no início da construção das primeiras casas, chamava-se Bebedouro de Jatobá, devido ser um local onde existiam frondosos jatobazeiros e, pelo fato de estar à beira do rio São Francisco, servia de bebedouro para os vários rebanhos que cruzavam o Estado rumo aos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe e vice e versa. Outro fato importante, é que Petrolândia era distrito do município Tacaratu/PE com o nome distrito Jatobá, quando em 1887, a Lei Provincial 1885, de 01 de maio de 1887, transferiu para si a sede daquele município.
A história do surgimento do município de Jatobá coincide com o nascimento do município de Sobradinho, na Bahia, nascido em função da expansão do setor energético do nordeste, iniciado em 1948, pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) com a construção de grandes usinas hidrelétricas ao longo do rio São Francisco.
O marco inicial do nascimento de Jatobá é o dia 26 de junho de 1977, quando foram iniciada através das empreiteiras da CHESF, as obras de desmatamento do local chamado Alto da Raposa, situado a 18 kms da Antiga cidade de Petrolândia e pouco mais de 60 kms da área de construção da hidrelétrica de Itaparica. O local, planejado com nome de Jatobá, tinha o propósito de servir como apoio para acolher trabalhadores, empresas ligadas as obras e as demais pessoas vindas, à região, principalmente comerciante, em busca do dinheiro gerado pelo mais de 5.000 trabalhadores envolvidos na construção da hidrelétrica de Itaparica