O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1535,
o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e de Itamaracá, dando início ao processo de colonização no Brasil. Em 1537, foi fundada a Vila de Igarassu, cujo nome significa "canoa grande". O município é considerado o primeiro núcleo de povoamento do país.
O município de Igarassu fica a 30km do Recife, no litoral norte da Região Metropolitana, e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá se encontra a mais antiga igreja do país (1535), de São Cosme e Damião, a quem é atribuído um milagre de 1685, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela e Igarassu escapou ilesa da praga.
O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manoel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos Franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos sobre a fase colonial brasileira.
Em 9 de março Igarassu comemora a sua emancipação polític
Coqueirais farfalhando ao vento
Sob a brisa amena do mar,
No horizonte a náu majestosa
Motivou o nativo a gritar:
Igarassu! que na sua linguagem
Quer dizer grande embarcação,
Que trazia Duarte Coelho
O herói da colonização
Igarassu! Igarassu!
Foi o brado do guerreiro varonil,
Igarassu! Igarassu!
És o marco da História do Brasil (BIS)
Pernambuco nasceu em teu solo
E o nordeste daqui se expandiu,
Brava grei se acalenta em teu colo,
Que a muitos heróis já serviu,
Relicário de um nobre passado
Conservado com veneração
Pelos teus padroeiros amados,
Os santos queridos: Cosme e Damião